Nutricionista lista benefícios do amendoim e ensina paçoquinha light

“O amendoim, com moderação, tem muitos benefícios para a saúde”, diz a nutricionista Karin Honorato, que listou as propriedades do alimento e adaptou uma receita típica das festividades juninas. Ele tem ação anti-inflamatória, é rico em gorduras boas e em ômega-3 e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. As sementes guardam uma variedade de nutrientes. De acordo com a nutricionista, o magnésio ajuda no relaxamento muscular, o potássio evita cãibras e o ferro previne a anemia. Há também vitaminas do Complexo B, que atuam no controle do humor, ajudam na circulação e no emagrecimento. O alimento também é um aliado no controle do colesterol. “O amendoim, por ser vegetal, também não possui colesterol. E ao contrário do que muitas pessoas acham, inclusive, ajuda a reduzir o colesterol ruim”, afirma Karin. Para quem não resiste ao sabor, seja cru ou torrado, outra boa notícia é que o alimento tem muitas fibras e causa saciedade. Para evitar a contaminação por fungos, a melhor forma de comprar o amendoim é em casca, segundo a nutricionista. Mas ela alerta para o risco de alergia, sendo importante observar se o consumo vai causar algum tipo de reação. Para aproveitar os benefícios do alimento, a nutricionista ensina uma receita caseira, que vai levar farelo de aveia. “O índice glicêmico do farelo é menor, isto quer dizer que este alimento vai virar menos açúcar e, consequentemente, menos gordurinha na sua barriga”. Outro ingrediente é a manteiga, que ganha da margarina na hora da escolha. “A manteiga possui ácido butírico, que é interessante para as bactérias do bem no intestino”, afirma. Paçoquinha caseira e light Ingredientes: 250g de amendoim torrado e sem sal 100g de farinha ou farelo de aveia 2 colheres de sopa de manteiga 4 colheres de sopa de açúcar magro (encontrado em casa de produtos naturais) ou adoçante em pó próprio para cozinhar 1 pitada de sal Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no processador e deixe triturar bem. Caso a massa fique como uma farofa, acrescente uma colher de água. Depois é só modelar e saborear. Fonte: Globo.com 







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